Duração

5 anos de duração

Turno

Noturno

Grade curricular

 

O que é Fonoaudiologia

A graduação em Fonoaudiologia tem como foco a ciência que estuda todos os processos da comunicação humana. Por isso, a área é reconhecida por sua atuação relacionada à voz e à fala, mas vai muito além.

Para compreender a área em sua totalidade, é importante considerar que a fonoaudiologia cuida do sistema estomatognático. Sistema esse que, além da fala, se relaciona também a processos de sucção, deglutição, mastigação e respiração.

O que você estuda na graduação em Fonoaudiologia

Como área da Saúde, a graduação em Fonoaudiologia inclui disciplinas básicas como Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Patologia Geral e Anatomia da Cabeça e Pescoço. Essa última, em especial, é fundamental para que o profissional seja capaz de compreender todo o sistema estomatognático, realizar diagnósticos e tratamentos.

O fonoaudiólogo trabalha com a reabilitação da voz, da linguagem, da audição e da motricidade de seus pacientes. Por isso, sua formação inclui disciplinas como Distúrbios Craniofaciais de Fala, Distúrbios da Voz e Saúde Auditiva e Reabilitação.

Qual é o perfil do egresso do curso de Fonoaudiologia

O profissional da Fonoaudiologia é alguém que se interessa pela garantia das habilidades comunicacionais de outros indivíduos, bem como do bom funcionamento de seu sistema estomatognático. Por isso, tem interesse em entender os processos neuromotores associados à fala e à escuta, além de outras questões como a mastigação.

Uma vez que seu papel é a reabilitação dessas habilidades, o fonoaudiólogo é um profissional que precisa ter amplo conhecimento para identificar as necessidades e características de cada paciente. Nos tratamentos, a sensibilidade e a paciência são virtudes importantes para o sucesso.

Como é o campo de atuação no mercado de trabalho em Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é uma área relativamente nova, mas repleta de possibilidades. O profissional pode atuar segundo diferentes especialidades como Voz e Linguagem, Fonoaudiologia Neurofuncional, Disfagia e Motricidade Orofacial.

O egresso da graduação em Fonoaudiologia pode trabalhar em consultório próprio ou em hospitais e clínicas médicas, escolas e até em emissoras de televisão. O cenário amplo e a profissão em desenvolvimento fazem com que o campo de atuação seja promissor para o fonoaudiólogo.

+ INFO 

Valor do curso

R$392,99

Curso presencial no campus Parque das Laranjeiras

Quer ter mais informações?

Para saber mais informações sobre a Universidade Nilton Lins, é só preencher o formulário ao lado que logo entraremos em contato.