Duração

5 anos de duração

Turno

Noturno

Grade Curricular

 

O que é Engenharia Elétrica

Engenharia Elétrica é a área de conhecimento dentro das engenharias que estuda fenômenos elétricos, eletrônicos e eletromagnéticos. O engenheiro eletricista é o responsável pela produção e distribuição de energia e também pelo projeto de equipamentos e circuitos eletrônicos, como os usados em microchips, por exemplo.

O que você estuda na graduação em Engenharia Elétrica

A Engenharia Elétrica, assim como todas as engenharias, inclui o estudo de Cálculo, Álgebra Linear e Desenho, entre outras disciplinas das Ciências Exatas. Já entre as matérias específicas estão disciplinas como Circuitos Elétricos, Conversão de Energia e Transmissão Digital. A eletrônica é estudada tanto na modalidade analógica quanto na digital.

Para que o formando possa trabalhar em empresas de telecomunicações, ele tem aulas de Telefonia Móvel e Projetos de Sistemas de Comunicação, por exemplo.  No campo da computação, há aulas de Redes de Computadores e Engenharia de Software em Tempo Real. Durante o curso, há muitas aulas em laboratório.

Qual é o perfil do egresso do curso de Engenharia Elétrica

Quem se forma em Engenharia Elétrica deve ter excelente raciocínio lógico, competência muito usada na elaboração de circuitos. Ele também precisa ser capaz de gerenciar projetos, já que é responsável por usinas e centrais de abastecimento de energia desde a concepção até a implantação.

O engenheiro eletricista também deve desenvolver seu conhecimento da língua inglesa, que inclusive é abordada durante a graduação na disciplina Inglês Instrumental. Aprender mais e tornar-se fluente na língua, mesmo que apenas na modalidade escrita, é um diferencial, considerando que as tecnologias mais avançadas têm datasheets em inglês.

Como é o campo de atuação no mercado de trabalho em Engenharia Elétrica

O governo brasileiro tem planos para a expansão do setor energético no país e também tem atraído investimentos internacionais para a geração de energia de fontes renováveis, o que deve gerar mais empregos na área. Outro setor em alta é o de Internet das Coisas (IoT) no qual o engenheiro eletricista desenvolve sensores e controladores, por exemplo.

+ INFO 

Valor do curso

R$527,39

Curso presencial no campus Parque das Laranjeiras 

Quer ter mais informações?

Para saber mais informações sobre a Universidade Nilton Lins, é só preencher o formulário ao lado que logo entraremos em contato.